A Grafotécnica é uma importante ferramenta para solucionar casos de fraude. Seu objetivo é identificar e cruzar informações relevantes a respeito do caso como local, pessoas envolvidas, data e hora.
As técnicas de grafotécnica são baseadas em análise e diagramação das informações principais obtidas tanto para seu estudo quanto para sua comprovação em um caso de fraude.
Uma das técnicas mais utilizadas na solução de casos de fraude é a análise grafotécnica, que consiste na análise e comparação dos elementos presentes na documentação do crime, como hora, local, fatos, indícios e outros elementos que possam estabelecer uma relação entre os envolvidos. Esta análise permite comprovar suspeitas e entender melhor os mecanismos por trás do crime.
Outra técnica que ajuda na solução de casos de fraude é o Mapeamento Grafotécnico. É uma técnica baseada em diagramas elaborados a partir de dados, permitindo o estabelecimento de relações, de forma clara e precisa, entre fatos, locais, números, pessoas e outros elementos envolvidos na investigação.
Além disso, a Estatística Grafotécnica é uma técnica que tem como objetivo analisar todos os elementos de um caso de fraude para tirar conclusões estatísticas a respeito deste. Esta é a técnica mais avançada e utilizada em casos de grande importância.
Em suma, as técnicas da Grafotécnica são cruciais para que as investigações relacionadas a casos de fraude sejam bem-sucedidas. Através delas é possível analisar, comprovar suspeitas e esclarecer melhor os fatos.